domingo, 17 de fevereiro de 2013

OPOSTOS

(...) a beleza oriental nasce das sombras projetadas no que em si é insignificante. O belo nada mais é do que um desenho de sombras. Os ocidentais são translúcidos; os orientais são opacos. Ninguém veria a beleza da lua de outono se ela não estivesse imersa na escuridão. Temos mais em comum do que podemos imaginar. O oposto é o que mais se parece conosco. (Junchiro Tanizaki)

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

MUDANÇAS

Mudanças são desestabilizadoras,
Em si mesmas não são ruins,
Depende do que vem depois.

Assim já diz Spencer Johnson:
"O movimento em uma nova direção ajuda-o a encontrar um Novo Queijo".

Desconforto necessário,
É necessário provar outros ‘queijos’,
Novos desafios, novos sabores.

                                      Anna Lídia Leal

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

CANALIZANDO ENERGIAS

Retomando as leituras...
Me dedicando à escrita.

Pra começar...


O circo e o cometa,
Encantam e vão embora...
O melhor é curtir as estrelas.
Essas permanecem.


                Anna Lídia Leal

terça-feira, 13 de março de 2012

FRONTEIRAS DO PENSAMENTO

Fronteiras do Pensamento informa programação

PublishNews - 13/03/2012 - Redação
Os nomes dos oito intelectuais convidados foram anunciados no site do evento

programação completa da segunda edição do projeto “Fronteiras do Pensamento”, que inicialmente seria divulgada no dia 7 de março, foi anunciada somente hoje pela manhã. Alguns dos destaques entre os oito intelectuais convidados para a série de conferências que vão analisar diversas questões contemporâneas são: o economista indiano Amartya Sem, Prêmio Nobel de Economia; o pesquisador e escritor norte-americano Michael Shermer, dedicado aos estudos em história da ciência e criador da revista Skeptic, autor de livros best-sellers; o filósofo e escritor francês Michel Onfray, fundador da Universidade Popular de Caen; e Tzvetan Todorov, filósofo e linguista búlgaro, mundialmente conhecido por seus ensaios literários e históricos, com livros traduzidos para mais de 25 idiomas. As palestras acontecerão de abril a outubro em São Paulo e em Porto Alegre. Os passaportes para assistir todas elas estão à venda.
 
Confira abaixo os nomes de todos os conferencistas que participarão do Fronteiras 2012 e as datas dos eventos:
 
23 abril: Amartya Sen

08 maio: Peter Greenaway

05 junho: Cameron Sinclair

29 agosto: Michael Shermer

05 setembro: Tzvetan Todorov - Filósofo e linguística

18 setembro: Susan Greenfield

10 outubro: Michel Onfray

30 outubro: Mohamed ElBaradei

terça-feira, 6 de março de 2012

A MOSTRA BÍBLIAS NO MUNDO

A Biblioteca Nacional divulga e disponibiliza o download do catálogo da mostra de Bíblias no Mundo. Obras raras, fotos, comentários e muito mais.

Para minha grata surpresa, esse projeto foi organizado pelo cantor Leonardo Gonçalves numa realização da Igreja Adventista em homenagem ao Dia da Bíblia.



http://blogdabn.wordpress.com/2012/03/05/catalogo-da-mostra-biblias-do-mundo-ja-esta-disponivel-pra-download/

quinta-feira, 1 de março de 2012

Um novo jeito de marcar páginas de livro

Um novo jeito de marcar páginas de livro

PublishNews - 01/03/2012 - Redação
Vídeo mostra como funciona um marcador diferente
O Blue Bus, em nota de Debora Schach, mostra como funciona um novo marcador de páginas: ele vem com adesivos nas pontas, sendo que uma delas é para ser colada no início do livro e a outra, no final. Depois, ele automaticamente se insere na página que você está lendo. Ficou curioso (a)? Veja o vídeopara entender como funciona!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O VOO FANTÁSTICO DOS LIVROS


Curta animação merecedor e ganhador do Oscar 2011. Vale apena assistir e viajar nesta animada ressureição do livro fantástico.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A AVENTURA DE ESCREVER

Fonte: A TARDE, Populares, pág. 4
Por: Valdeck Almeida de Jesus

A literatura é uma arte solitária e coletiva. No fazer literário, na hora da criação, o escritor se isola, se enclausura, se tranca em seu mundo e cria, inventa, recria, fantasia. Nessa hora a solidão se casa com ele. Na editoração, publicação, distribuição, divulgação e venda é o coletivo que impera. Quando a obra chega às mãos do leitor, volta ao estágio do indivíduo. Leitura se faz no aconchego, na proteção da solidão.

Seja no sofá da sala, num banco de jardim, no sacolejo do ônibus, trem ou metrô, no planar calmo de um avião ou no vai e vem de um barco, a atenção isola o leitor do mundo ao redor.

Em Salvador e região temos vários exemplos de pessoas ou organizações, registradas ou não, que atuam no incentivo à leitura e no fazer literário como o Projeto Fala Escritor, Academia de Cultura da Bahia, Academia de Letras da Bahia, ArtPoesia, Fundação Òmnira, Núcleo Baiano da União Brasileira de Escritores, Projeto Alma Brasileira, Poetas na Praça, Amantes do Conhecimento, Círculo de Estudo Pensamento e Ação, Caruru dos Sete Poetas etc.

E aí o ciclo se fecha, da criação à leitura. Mas, paradoxalmente, se abre um novo contato do leitor com o mundo, pois, através da “viagem” que o livro lhe proporciona ele, leitor, pode manter contato com outros mundos, outros pontos de vista e experiências, sem precisar sair do lugar.

O fascínio da leitura está justamente aí, no proporcionar e possibilitar que culturas diversas circulem mundo a fora. Em cada página, em cada prefácio, em cada capítulo há infinitas possibilidades de mundos e de vidas. No meio do caminho está o escritor, tido como a antena do mundo, que capta a essência do viver, transforma realidade em ficção, traduz para sua língua, filtra pelo seu modo de ver e passa adiante.

Esse aventurar-se em letras, pontos, vírgulas, interrogações, exclamações, reticências, acentos, palavras, sentidos, metáforas, conotações e denotações que faz a magia da literatura permite perpetuar pensamentos, fantasias, sonhos e realidades. A missão do escritor, mais que simplesmente relatar seu tempo ou fantasiar sobre ele é, primordialmente, eternizar a paisagem, o olhar, o sentir.

Ele, escritor, tem, portanto, uma responsabilidade além de compor e decompor realidades em forma de palavras. Nas mãos dele está a missão de proporcionar o sonho a muitos, de levar sua mensagem a lugares inimagináveis e de manter viva a chama da fantasia por toda a eternidade.