O escritor amazonense Milton Hatoum terá sua vida e obra retratada na série Autor por Autor, que será exibida neste domingo (27), às 19h30, na TV Cultura. Para mostrar Hatoum ao grande público, três atores entram em cena: Esther Góes, que interpreta a mãe do escritor; Cacá Amaral, que faz o papel do avô da Hatoum; e Emílio de Mello como o próprio autor. A série traça perfis de grandes nomes da literatura, com 48 minutos de duração, aproximando o público dos mais importantes autores contemporâneos brasileiros. O programa tem direção de Ricardo Elias.
Fonte: Publishnews
======================================
Nota: Dentre os romances e contos de Milton Hatoum, destaco e indico aqui, a leitura de Dois Irmão, seu segundo romance. O enredo se desenrola a partir dos gêmeos Yaqub e Omar, filhos de imigrantes libaneses. O relacionamento conturbado dos irmãos um com o outro e com os pais, Halim e Zana, marca a história do romance. Domingas, a empregada da família, tem um filho, que por sua vez se criou nesta casa e se tornou o menino de recado. É ele que, como testemunha, depois de adulto, irá narrar as histórias dos personagens dessa trama marcada por deslocamentos e desterritorizações, incesto, vingança, ódio e paixão.
A narrativa segue um curso não linear, através de fragmentos de lembranças do narrador, podemos acompanhar os fatos, não cronologicamente, o que no exige mais atenção na leitura. O início da história conta sobre a volta do Líbano de Yaqube, o filho mais velho, só depois então, saberemos os acontecimentos que antecederam a este fato e a tentativa da família de evitar conflitos entre os irmãos.
Apesar da natureza trágica que marca os romances de Hatoum, o autor expõe de maneira lírica, através de seu estilo literário e plástico, o qual envolve e nos leva à catarse de nossas emoções. Apesar do cunho ficcional, as obras trazem traços da realidade, inclusive do próprio autor, amazonense, filho de imigrantes, criado num território híbrido, de várias nacionalidades e línguas, estudou no exterior, voltou ao Brasil e atualmente mora em São Paulo.
Duas frases do livro que marcaram a leitura. Para saber o personagem que falou, será preciso ler o romance.
“Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos.”
“[...] a memória inventa, mesmo quando quer ser fiel ao passado.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário