sábado, 11 de dezembro de 2010

Geazi: errando o alvo

Fonte: Lição 12 da Escola Sabatina - sábado a tarde:



VERSO PARA MEMORIZAR: “Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a Ele somente. Cumpram os Seus mandamentos e obedeçam-Lhe; sirvam-nO e apeguem-se a Ele” (Deuteronômio 13:4).

Leituras da semana: Gn 39:4-6; 2Rs 4; 5; 8:1–6; Jr 9:23, 24; Jo 13:1-17; 1Tm 6:10
Geazi era um servo. Não um servo qualquer, mas servo de um dos maiores profetas da história de Israel: Eliseu. Ele tinha sido chamado pelo Senhor para auxiliar o profeta Elias, preparando-se para seu próprio ministério profético (1Rs 19:16). Por muitos anos, Eliseu serviu a Elias e ouviu, observou e, assim, entendeu o que significa ser um profeta. Quando Elias foi levado ao Céu em um redemoinho de fogo (2Rs 2:11), chegou o tempo de Eliseu. Seu ministério não foi tão ardente e fascinante quanto o de Elias, mas ele mostrou uma influência de longo alcance.

Desse modo, Geazi teve a maravilhosa oportunidade de estar associado intimamente a alguém tão abençoado por Deus como Eliseu. É difícil imaginar tudo o que ele poderia ter aprendido e visto nos anos em que trabalhou com o profeta.

Mas, como veremos nesta semana, apesar de tanto potencial e das grandes oportunidades, Geazi se tornou um infeliz fracassado. Sua história serve como exemplo de alguém que é desviado e se torna impossibilitado de fazer a diferença entre o importante e o periférico. Como é importante aprender de seus erros!

Nenhum comentário: