sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Crer é também pensar

Indico a leitura do livro Crer é também pensar (ABU Editora, 2001) de John Stott. Um dos maiores autores cristãos de nossa contemporaneidade, levanta questões acerca da importância da mente na vida cristã.

No primeiro capítulo- Cristianismo de mente vazia, Stott vindica o conhecimento para realização da obra de Deus e o caminhar da vida cristã baseado na fé e na razão. E adverte para que o zelo caminhe lado a lado com a conhecimento.

O rei Salomão poderia pedir inúmeras coisas ao Senhor, mas apenas uma bastou: sabedoria. E Deus contemplou o rei com sabedoria e entendimento dizendo: “dar-te-ei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará”. I Reis 3:12

No meio laico, busca-se o intelectualismo, um pragmatismo desmedido, esquecendo-se do essencial: a escolha de andar com Deus e, assim como fez Salomão, pedir a Deus sabedoria.

Ser cristão não implica em se desligar do conhecimento e deixar que o espírito de anti-intelectualimo nos torne pessoas fanáticas e extremistas. Temos que validar o que acreditamos, buscando respaldado para nossa fé através da investigação da verdade. Stott cita o Dr. John Mackay: “A entrega sem reflexão é fanatismo em ação, mas a reflexão sem entrega é a paralisia de toda ação”.

Portanto, devemos escolher sermos cristãos equilibrados, zelosos sim, mas sem esquecermos o conhecimento. “Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro, e mais excelente adquirir a prudência do que a prata!” Provérbios 16:16

“A Fé (em Cristo) é racional, se não ela não é fé, é fideísmo (julga a razão incapaz de provar)”. Rodrigo Silva, arqueólogo Adventista, em entrevista ao Programa Jô Soares no dia 29/11/2010.

Portanto, nossa fé tem bases sólidas, é sábio atentarmos para esta questão!

“Deus deu a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e larga inteligência como a areia que está na praia do mar”. I Reis 4:29

Nenhum comentário: