Sábado à tarde |
Verso para Memorizar: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8).
Como uma das mais utilizadas formas de intervenção na saúde mental de hoje, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) se baseia na suposição de que a maioria dos problemas psicológicos alcança melhora quando se identificam e mudam percepções, pensamentos e comportamentos inexatos e inadequados.
As pessoas depressivas tendem a interpretar os fatos de forma negativa; as pessoas ansiosas tendem a encarar o futuro com apreensão; e as que têm baixa autoestima maximizam o sucesso dos outros e minimizam o seu próprio. Assim, a TCC procura acostumar as pessoas a identificar e mudar seus hábitos doentios de pensamento em busca de melhores alternativas que promovam o comportamento desejável e eliminem os não desejados.
A Bíblia fala sobre a relação entre pensamentos e ações (Lc 6:45). Bons padrões de pensamento são não apenas saudáveis, mas também fornecem um caminho para a integridade: “Acaso, não erram os que maquinam o mal? Mas amor e fidelidade haverá para os que planejam o bem” (Pv 14:22).
Nesta semana, vamos analisar algumas verdades bíblicas que podem nos ajudar a obter controle sobre nossa atividade mental, permitindo que Cristo tome conta de nossa mente.
==========================
Nota: Num mundo de hoje corrompido por maus hábitos, por conversações frívolas que nos rodeiam, programações televisivas que deturpam e corrompem os bons costumes... é difícil manter bons pensamentos. Mas é necessário um esforço extra para buscar uma excelência de pensamentos que irão nos fazer sentir-nos melhores com nós mesmo, com Deus e com nossos semelhantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário