quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Etiqueta no Trânsito

Longe de ser cordial, o brasileiro está a cada dia mais insensível, nada educado e totalmente sem etiqueta. A falta de educação no trânsito independe de gênero, condição econômica, social, idade etc. Basta vermos um sinal ao nosso lado querendo nos ultrapassar, para colocarmos cara de mal. A sensação é que são inimigos e que estamos a todo momento jogando "Enduro do Atari" e queremos sair sempre à frente.

Vejamos abaixo as considerações acerca deste fato, feita pela escritora Claudia Matarazzo. Depois reflitamos! Ainda podemos mudar e evitar o desgaste, o stresse, os acidentes e as brigas. Afinal, o que é um minuto em relação ao bom relacionamento?

=======================================


O trânsito nas grandes cidades é, sem dúvida, responsável por grandes manifestações de falta de educação e até de violências absurdas.

Vários fatores podem tornar alguém mal educado no trânsito: a buzina na hora errada, jogar lixo pela janela, fechar o cruzamento e até mesmo ouvir música alto demais. Afinal de contas, se quando estamos perto das pessoas usamos por favor, obrigado e com licença, então, porque dentro de nossos carros não temos a mesma preocupação? Não é por estamos protegidos pela carroceria de um carro que não estamos convivendo e interagindo com o resto do mundo.

LIXO PELA JANELA… Não custa ter um saquinho de lixo no carro e lá colocar o papel da bala, o maço vazio de cigarro. Há até postos e lava-rápidos que os oferecem de brinde. Use e abuse deles. Ah! E isso também vale principalmente para bitucas de cigarro. Nada justifica agir com tamanha falta de civilidade e de educação.

BUZINAS EM SILÊNCIO! Não adianta culpar o estresse. O mundo vive estressado. Buzinar sem motivo real é pura falta de educação, além de só aumentar a poluição sonora. Buzinar próximo a hospitais é uma infração no Código de Trânsito Brasileiro. Pena que não multem por isso…

UM SEGUNDO DE DIFERENÇA… Um bom motorista não é o mesmo que um bom piloto. Para sê-lo, basta respeitar as regras de trânsito e os outros motoristas. Pense bem: o que você faz com o minuto que ganha quando não dá passagem a pedestres ou a outro carro que espera para entrar na pista? É apenas um minuto, nada mais…
Porque não dar passagem e ganhar um obrigado ou até um sorriso de agradecimento

CASOS GRAVES …. Roubar a vaga de outro motorista em estacionamento. Parar em fila dupla e atrapalhar a vida do mundo. Parar na faixa de pedestres. A pior de todas: não tomar cuidado e passar em poças d’água molhando as pessoas na calçada

MOTORISTA INVISÍVEL… OK. Concordo que nós mulheres gostamos de passar batom, arrumar os cabelos – entre outras coisas – enquanto o farol está fechado. Mas é bom lembrar que não é porque estamos dentro do carro que nos tornamos invisíveis e ninguém está nos olhando…

Estes são apenas alguns exemplos da falta de educação, porém, acredite, se respeitados individualmente, melhoram imensamente não apenas o trânsito mas também a vida de quem dirige.

Nenhum comentário: